Presidente da Polonia foi assassinado?

O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, disse que seu governo não vai comprar vacinas para a gripe suína que não tenham sido devidamente testadas, ou de produtores que não assumirem a responsabilidade por possíveis efeitos colaterais.

Tusk disse a repórteres sexta-feira que os produtores de vacina estavam pressionando os governos a comprarem, mas também exigindo que toda a responsabilidade e compensação por possíveis efeitos colaterais recaissem sobre os governos que comprassem o medicamento.

Ele ressaltou que os poucos casos de gripe suína na Polônia foram leves e nenhuma morte foi relatada.

Noticia da morte do presidente da Polônia gera suspeitas

O avião presidencial caiu na Rússia, no sábado passado, matando 96 pessoas - incluindo o presidente polonês, Lech Kaczynski, a primeira-dama, Maria, e vários membros do alto escalão do governo.

Os pilotos sabiam do destino até cinco segundos antes da colisão, o que pode ter gerado um estado de "choque" entre os membros da cabine, afirmou Semeret.

Guincho retira restos do avião Tupolev Tu-154 que caiu perto de  Smolensk (Rússia), matando o presidente polonês e outros 95

Os especialistas estão agora tentando entender as conversas mantidas na última meia hora, mas posso dizer que os segundos de gravação antes do acidente foram dramáticos - disse Semeret em entrevista à rádio TOK FM.

A causa do acidente ainda não foi revelada, mas há relatos de que os pilotos ignoraram alertas da torre de controle de tráfego aéreo do aeroporto russo de Smolensk para não aterrissar, devido a intensa neblina. A imprensa especula ainda que os pilotos foram pressionados pelo próprio Kaczynski a aterrissar, o que a Polônia nega.

Até o momento não há provas que demonstrem que a ordem realmente foi dada, já que não foi revelado todo o conteúdo da caixa-preta.