Alerta dos cientistas ingleses e norte-americanos
O mundo vai viver uma catĂĄstrofe de proporçÔes incalculĂĄveis e imprevisĂ­veis tanto em relação ao nĂșmero de vidas que serĂŁo ceifadas como de destruição ambiental. O fenĂŽmeno assustador tem o nome de tsunami, que em japonĂȘs significa onda gigante. Em Terra, tsunami se traduz por morte e destruição.

A tragédia anunciada partiu de cientistas ingleses e norte-americanos que estão cautelosos com as enormes rachaduras do vulcão Cumbre Vieja, que estå inativo hå 30 anos na ilha La Palma, no arquipélago das Canårias, território espanhol na África. Uma erupção do vulcão provocaria um deslizamento da montanha sobre o mar., formando uma onda jamais vista e que pode chegar a 40 metros de altura, o que equivale a um prédio entre seis e dez andares.
A onda assassina, segundo os cientistas, pode arrasar cidades litorĂąneas em trĂȘs continentes: litoral da Europa e da África, CanadĂĄ e norte do Brasil.

O cientista Simon Day, que chefiou os estudos, afirmou que o fenĂŽmeno tsunami Ă© capaz de acabar com o que estiver pelo caminho. A onda levaria sete horas para atravessar o AtlĂąntico. “É preciso acompanhar o vulcĂŁo e emitir sinais de alerta para que as pessoas possam ser retiradas das ĂĄreas de risco". O oceanĂłgrafo David Zee, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, antecipa que “quando essa onda chega, a tendĂȘncia Ă© de varrer toda a orla costeira: prĂ©dios, vegetação. Toda e qualquer edificação vai ser riscada do mapa”.

HĂĄ mais de cem anos uma erupção do vulcĂŁo Krakatoa formou um tsunami que matou mais de 300 mil pessoas em todo o mundo. “Um sinal de que essa onda estĂĄ chegando Ă© que o mar estranhamente começa a recuar”, alerta David Zee.

Ao contrario do filme Impacto Profundo, em que os cientistas enviaram um foguete recheado de ogivas nucleares para desviar a trajetĂłria do asterĂłide que iria se chocar com a Terra (conseguiram parcialmente), nesse episodio em questĂŁo, o homem se torna impotente, mostrando toda a fragilidade humana diante da fĂșria da natureza. Um sinal do armagedon?