Ativando Big Brother

Câmeras de segurança serão espalhadas pelo país durante a Copa

Equipamentos serão instalados no entorno dos estádios, em avenidas e nas regiões turísticas


 
Durante a Copa do Mundo, entre junho e julho de 2014, milhares de câmeras estarão espalhadas pelas 12 cidades-sede.
Os equipamentos serão instalados no entorno dos estádios, nas principais avenidas e nas regiões turísticas, a um custo de R$ 1,1 bilhão, informou o secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Valdinio Jacinto Caetano, ao jornal "Folha de S.Paulo", nesta terça-feira (22).

"Estaremos presentes em todos os lugares, mas, quanto menos exibirmos armas, melhor. Só as usaremos em caso extremo. O princípio básico é que a Copa é uma festa. Ninguém se sente a vontade numa celebração, com um policial apontando uma metralhadora para os convidados", disse Caetano.

Segundo o secretário, o esquema de segurança nas cidades contará com 40 mil homens, entre policiais militares, civis e federais. Agentes da Força Nacional e da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) também farão parte do esquema.

As imagens captadas pelas câmeras de segurança serão monitoradas por 14 centros de controle. O local reunirá chefes das polícias, a defesa civil, bombeiros e agentes de saúde. Com base nas imagens, haverá a distribuição do policiamento. O esquema também terá polícias dos 31 países da Copa.