Governo decidirá na sexta-feira se medida será realmente implantada. Assunto vem causando polêmica no país

O governo norte-americano estuda tomar uma medida polêmica para imunização contra possíveis ataques biológicos: injetar em crianças a bactéria que provoca Anthrax. A decisão ocorrerá na próxima sexta-feira, segundo o correspondente da Band em Nova York, Luiz Megale.A recomendação foi feita por um grupo de especialistas da Secretaria de Saúde dos Estados Unidos. Anthrax é uma infecção causada por uma bactéria que, pela facilidade de ser produzida em laboratório, é utilizada por vários grupos terroristas para ataques biológicos.Em 2001, logo após os ataques ao World Trade Center, os Estados Unidos foram alvo de vários ataques biológicos causados por Anthrax, por meio de cartas enviadas a senadores e veículos de imprensa. Cinco pessoas morreram e 17 foram internadas.

Vacina 
Para enfrentar futuros novos ataques, uma vacina começou a ser fabricada e ela já foi testada em adultos e administradas em militares, mas nunca em crianças. Segundo especialistas, os testes práticos são a única maneira de confirmar a eficácia. 


As crianças que se submeteriam aos testes seriam escolhidas pelos próprios pais. A medida já vem causando polêmica nos Estados, o médico Joel Frader, da Northwestern University’s Feinberg School of Medicine afirmou em entrevista ao jornal “Washington Post” que a discussão não faz sentido e é difícil de justificar a inoculação de uma substância mortal em uma criança, apenas pela hipótese de ser atingida por um ataque.