Cometa Elenin – Nova rota calculada – mais próximo da Terra

De acordo com novos dados, astrônomos calcularam com mais precisão sua aproximação atual da Terra:
Antes de 0,241 Ua agora para 0,232 Ua ou algo em torno de 34.707.705 quilômetros de distância, um pouco mais perto, porém, ainda muito longe.
E seu diâmetro calculado caiu sensivelmente, medindo agora aproximadamente 1650 quilômetros, menor que a metade da lua, mas ainda assim grande o suficiente para apresentar um grande espetáculo em sua passagem, mesmo estando a  quase 90 vezes mais longe que a lua.
A precisão atual do ponto mais próximo é de 17-10-2011, mas será visível a partir de agosto e setembro e será visível ainda em novembro.
Se detritos seus em sua passagem vierem para a Terra, estes poderão cair em até 30 dias após sua passagem, mas esperamos que isto não aconteça para não causar nenhum problema maior.
O Cometa Halley já passou por aqui bem próximo, a cerca de 3 milhões de quilômetros em 1910 e ninguem morreu pelo que se sabe, porém, há de se descontar que ele era bem pequeno comparado ao Elenin; Halley tinha o diâmetro aproximado de 10 quilômetros apenas.
Elenin, dado o seu porte, não somente deverá proporcionar um lindo espetáculo nos céus, mas poderá trazer alterações outras no campo magnético do planeta e outras mudanças que só saberemos na prática.

Segundo os astronômos ele será mais visível a partir de outubro no hemisfério norte, e será como a “Estrela da Manhã” (isto é biblico, hein?), e riscos físicos somente a partir de novembro quando a Terra vai ficar na rota de seus detritos. Se não houver nenhuma “pedrona” no meio, tudo bem, teremos uma chuva de meteoritos cruzando os céus; um belo espetáculo.
Porém, todos estes dados podem mudar ainda, porque ainda faltam muitos meses para sua aproximação de fato e somente em julho os cálculos poderão ser mais exatos.
Sustento ainda o que escrevi no post anterior, que sua passagem próximo a Terra não será em vão, e tem objetivos com absoluta certeza.