Alerta dos cientistas ingleses e norte-americanos
O mundo vai viver uma catástrofe de proporções incalculáveis e imprevisíveis tanto em relação ao número de vidas que serão ceifadas como de destruição ambiental. O fenômeno assustador tem o nome de tsunami, que em japonês significa onda gigante. Em Terra, tsunami se traduz por morte e destruição.

A tragédia anunciada partiu de cientistas ingleses e norte-americanos que estão cautelosos com as enormes rachaduras do vulcão Cumbre Vieja, que está inativo há 30 anos na ilha La Palma, no arquipélago das Canárias, território espanhol na África. Uma erupção do vulcão provocaria um deslizamento da montanha sobre o mar., formando uma onda jamais vista e que pode chegar a 40 metros de altura, o que equivale a um prédio entre seis e dez andares.
A onda assassina, segundo os cientistas, pode arrasar cidades litorâneas em três continentes: litoral da Europa e da África, Canadá e norte do Brasil.

O cientista Simon Day, que chefiou os estudos, afirmou que o fenômeno tsunami é capaz de acabar com o que estiver pelo caminho. A onda levaria sete horas para atravessar o Atlântico. “É preciso acompanhar o vulcão e emitir sinais de alerta para que as pessoas possam ser retiradas das áreas de risco". O oceanógrafo David Zee, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, antecipa que “quando essa onda chega, a tendência é de varrer toda a orla costeira: prédios, vegetação. Toda e qualquer edificação vai ser riscada do mapa”.

Há mais de cem anos uma erupção do vulcão Krakatoa formou um tsunami que matou mais de 300 mil pessoas em todo o mundo. “Um sinal de que essa onda está chegando é que o mar estranhamente começa a recuar”, alerta David Zee.

Ao contrario do filme Impacto Profundo, em que os cientistas enviaram um foguete recheado de ogivas nucleares para desviar a trajetória do asteróide que iria se chocar com a Terra (conseguiram parcialmente), nesse episodio em questão, o homem se torna impotente, mostrando toda a fragilidade humana diante da fúria da natureza. Um sinal do armagedon?